2014

IMAGEM: Sandra Fiuza.

FUNDAÇÃO DA ACADEMIA REDENCENSE DE  LETRAS.

A Academia Redencese de Letras nasceu em uma reunião na Escola Casa da Benção em 17 de dezembro 2014 com as seguintes pessoas: De blusa preta está Wanessa de Oliveira Fiuza Ribeiro, Sandra Nunes, Sandra Fiuza, Professor José Rodrigues, Pelé,Idevilson Bandeira,Milton, Vanderlan Freitas, professor Junes, Abaixados; Valéria Fiuza. Leal Bendes, Thomas Davi, Fábio.

 

IMAGEM: Sandra Fiuza.

CERIMÔNIA DE POSSE


 A cerimônia de posse púbica dos Membros Fundadores e Efetivos da Academia Redencense de Letras-ARL.  Aconteceu no dia 06 de Fevereiro de 2016.  O evento organizado pela Biblioteca Pública Municipal, foi realizado no salão da Casa da Amizade, e contou com a participação de diversas autoridades do município, além, de  representantes de entidades ligadas a educação de ensino Fundamental, Médio e Superior de Redenção, assim, como do Poderes Legislativo e Executivo Municipal. A mesa diretora foi formada pelo vereador Mazinho, Joice Mioto, diretora da Universidade Abertas do Brasil-UAB, Polo Redenção, Leonardo Henrique Barbosa Lima, coordenador da Fesar, Silvestre Valente, Secretário Municipal de Administração, que esteve representando o prefeito Carlo Iavé, e o secretário municipal de Educação, professor Vanderly Moreira.   

Foram agraciados com o Diploma de membros imortais da Academia, os escritores, Elcione Damacena Martins, Adilson Bispo, Fabio Moura, Francisco J.M , o poeta Pelé, Geraldo Cezarino, Idelvilson Bandeira Fernandes, Jader Moitinho Barbosa, Jayne Mendonça, José Coruja, Junes Dias, Luciana Arantes Barbosa, Luiz Carlos Martins, Manoel Serafim dos Santos, Messias Victor, Milton Pereira Lima, Nete Brito, Sandra Fiuza, Sandra Mendonça, Thomas Davi Conceição Araújo,   Vanderlan de Freitas, José Rodrigues de Carvalho, Vanessa Fiuza, Valeria Fiuza, Raimundo Nonato Correa dos Santos,   Lial Bentes e Valber Dias de Souza.


O coordenador geral e um dos fundadores da Academia, Tomas Davi, durante seu discurso, fez um agradecimento ao secretário Municipal de Educação, professor Vanderly Moreira, pelo apoio que foi dispensado por ele para a criação da entidade. A Secretaria Municipal de Educação, disponibilizou  um  espaço, na Biblioteca Pública Municipal, para sediar a Academia.

Prolongamento da Avenida Brasil.


Detalhamento da obra:

Pavimentação de 5km da Avenida Brasil, em Redenção

Início: maio de 2014

Previsão de término: 150 dias

Valor global: R$ 3.079.950,33

Empresa Responsável: Terra Santa Construtora e Incorporadora

Secretaria Responsável: Secretaria de Obras Públicas (Seop) 

 início da obra 2014.

Um sonho iniciado em maio de 2014 durante a visita do então governador Simão Jatene, foi a ampliação da Avenida Brasil facilitando o tráfego de Redenção.

Orçado em mais de R$ 3 milhões, o prolongamento  ligou o centro de Redenção à saída da cidade, pela BR-155, rodovia federal que se estende até Marabá, conectando-se com a PA-150. A pavimentação da avenida vai do Centro Cultural até o córrego “Acaba-Saco”, facilitando, principalmente, o acesso ao Hospital Regional, cujo entorno também foi urbanizado. A obra fez a construção de duas vias, na mesma largura da avenida no centro da cidade, e mais quatro pontes sobre os córregos existentes na área, bem como a implantação de um novo projeto paisagístico em todo aquele setor.


Imagem: Sandra Fiuza.

Avenida Brasil em 2024.