Ano: 1981

Vista aérea do garimpo Maria Bonita.

Imagens: Sidemar Teles

O IMPACTO SOCIAL E ECONÔMICO NA CIDADE DE REDENÇÃO  COM  A DESCOBERTA DO OURO EM CUMARU

    Com o crescimento dessa atividade, a cidade de Redenção experimentou também uma dinamização econômica expressiva, pois a mesma passou a ser ponto de apoio logístico para abastecimento dos garimpos e compra do minério.


GRANDES ARTISTAS FORAM  CONTRATADOS PARA CANTAR NOS GARIMPOS.

 O dinheiro era com abundância e com isso  grandes nomes da música brasileira iam aos garimpos fazer os shows , nomes como: Amado Batista, Milionário e José Rico, Bartô Galeno e outros, nas imagens estão no Maria Bonita.

Imagens: Sidemar Teles

VISTA AÉREA DE REDENÇÃO  

Com a descoberta de ouro em Cumaru, Maria Bonita e Macedônia  a  população mais que triplicou . Contudo, esse crescimento não foi acompanhado dos investimentos necessários para que a cidade pudesse prover essa população de serviços essenciais, como abastecimento público de água e saneamento básico, outro problema que a cidade enfrentou foi o aumento da criminalidade  incomum até então na região.



 AEROPORTO DE REDENÇÂO .

 Nessa ocasião foi construído um aeroporto que ficava localizado na atual avenida Araguaia, onde está o Hotel Inácio, para atender a demanda crescente de transporte de pessoas e mercadorias para os garimpos Esses pilotos também serviam como meios de comunicação e fornecedores de suprimentos para a população local, transportando dinheiro, correspondência, alimentos, materiais  diversos e outras mercadorias demandadas pelos garimpeiros e casas comerciais que se instalaram às margens das pistas de pouso de aviões. 


Imagens: Sidemar Teles

QUEDA DE AVIÕES

Um problema frequente era a queda de aviões, as pistas eram improvisadas no meio da mata.

Muitos pilotos e garimpeiros perderam sua vida com a queda de avião, quando não morriam passavam alguns dias perdidos na mata da floresta Amazonica, enfrentando frio e fome e animais silvestres.

Garimpo Maria Bonita.

Imagens Sidemar Teles.