Anos de 1978

INAUGURAÇÃO  DA PRIMEIRA ESCOLA ESTADUAL EM REDENÇÃO.

           

 O final dos Anos Setenta caracterizou-se por uma intensa corrente migratória de pessoas oriundas de todas as regiões do país em busca de enriquecimento rápido .

Dessa forma, tornou-se necessário a criação de escolas que atendessem às famílias migrantes na educação de seus filhos. Surgia, assim, a Escola Engº Palma Muniz em agosto de 1978. Inicialmente foram implantadas turmas de 1ª a 6ª séries, num total de oito salas de aula. Em 1979, o primeiro grau, hoje denominado de ensino fundamental, estendeu-se até a 8ª série. As aulas eram ministradas nos turnos matutino, intermediário e vespertino. Nessa época foram construídas três salas especiais que funcionaram como laboratório para as disciplinas: Educação para o lar; Técnicas Comerciais e Técnicas Agrícolas. Em 1980, ocorreu a implantação do ensino de segundo grau com os cursos: Técnico Básico em Comércio e Magistério de Primeira a Quarta Séries. Básico em Comércio (preparação de mão de obra qualificada para o trabalho no comércio); Técnico em Magistério (formação de professoras e professores para atuação de 1ª a 4ª séries do 1º Grau);


Em 1992, houve a mudança de denominação da Escola Estadual de 2º Grau Carlos Ribeiro para Escola Estadual de 1º e 2º Graus Engenheiro Palma Muniz, ampliando a oferta de vagas com o Curso Técnico em Contabilidade (preparação de técnicos para a área contábil). Nesse ano, implantou-se também o NIED (Núcleo de Informática Educativa, com os primeiros computadores MSX. Os alunos frequentavam as aulas nesse laboratório em outro horário. Quem estudava pela manhã, usava os computadores a tarde e vice-versa.


QUAL A ORIGEM DO NOME?


A Escola Palma Muniz tem este nome em homenagem a João Palma Muniz. Geógrafo, historiador, jornalista e professor. Nasceu na cidade de Vigia, Pará, a 05 de janeiro de 1873. Formado em Engenharia Civil, tornou-se vulto de grande projeção nas letras históricas do Pará e também no estudo das questões de limites sustentados com o Amazonas e Goiás. Chefe da seção de repartição de obras públicas; diretor da biblioteca e Arquivo Público do Pará; representante oficial do Estado no VI Congresso Brasileiro de Geografia realizado em Belo Horizonte em 1919; membro fundador do Instituto Histórico e Geográfico do Pará. Morreu em Belém a 26 de dezembro de 1927. A bibliografia do Palma Muniz é uma das fontes de estudo da história paraense mais preciosa: "O município de Itaituba, 1906" e o "Município de Ourém". 

DIRETORES:

Os diretores da Escola Palma Muniz são, por ordem de fundação: Sônia Saúde; Luzia Senoi; Gerônia Carvalho; Elenice Hernandes, Paulo Sérgio, Rainundo Nonato Maia da Silva , Pedro Ferreira, Sandra Pinto de Oliveira Fiuza Borges, Carlos Ferreira Brito.




1º diretora; Sônia Saúde Neres

 2º  diretora :Luzia Senoi

3º diretora: Gerônia Carvalho

4º diretora :Elenice Hernandes

5º diretor: Paulo Sérgio da Silva

8º diretora: Sandra Pinto de Oliveira Fiuza Borges, mas foi a 1º eleita pela comunidade, a primeira eleição para diretores estadual do Pará em Redenção aconteceu   em 2010. Sua Chapa era composta por três vices são eles: Marcus Valério Barbosa, era vice da Escola Ronan Fidélis de Melo, Marlene Nogueira Lisboa e Aerton Francisco de Lima.

6º diretor : Raimundo Nonato Maia.

Marcus Valério Barbosa, Vice- diretor Ronan Fidélis de Melo.

 7º diretor :Pedro Ferreira

Marlene Nogueira Lisboa. Vice Diretora- Turno noturno.

Aerton Francisco de Lima. Vice Diretor do turno vespertino.

9º diretor; Carlos Brito, 2º diretor eleito, sua chapa era composta por: Domingos Pina, Socorro Maia e Jáder Moutinho.

 PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS.

Imagem: Gerônia Lemos de Carvalho

Marcinlei  Duett, Gerônia Lemos Carvalho,Enoque, Rosilene Possidônio, Saly, Ivete Souto Barbosa. Isabel Maria Brito

imagem: Sõnia Saúde

DALVA

Busa vermelha Deolinda Gregório,com o livro na mão Isabel Maria Brito, a de saia azul Professora Deuzuita de Queiroz,, Blusa verde Lilian Borges, Adilson, Divanir Antunes.

Saly e Luzia festa de formatura Ensino Fundamental. 1981

Dalva Flores

Roseli, Jorcelina, Mauro Roberto, Sheylla, Paulo Sérgio, Sarh, José Rodrigues, janea, Marcus Valério.

Getulino, Fátima, Sandra Fiuza

Maria da Consolação.

Professoa Sali, Professor Ernani Hildebrando e Izabel Maria Brito Pimentel.

Ana Rosa, Helenice, Izabel Maria Brito Pimentel

Andréia Regina Quixabeira

Jorcelina, Eri, Jurandir,Orlandina, Maria d´Guia,Jusciane, Célia, Arthur, Rose, Silvano, Paulo Sérgio

Professor Rodrigo 

Crizantina

Idevilson Bandeira, Marco  Antônio, Paulo Sérgio, Gláucio, Marcus Valério.

FORMATURAS

Lilian Borges foi a primeira secretária da escola, tinha apenas dezessete anos,  por ser menor de idade o contrato estadual saiu no nome de Mariosval Duetti  que repassava o salário para ela,  professor Getulino também foi um dos primeiros  a ministrar aulas na escola Palma Muniz. 


Formatura do curso técnico, professoras Gerônima Carvalho, Fátima

imagem: Adão Carvalho.

Formatura: 8º série , 1981

Osmar Tessari , Olinda Gregório era a madrinha de formatura.

Formatura do Ensino Técnico, Isabel Maria Brito conta que antes de terminar o seu curso, ministrava aulas para as  escolas Irmã Gabriela e Palma muniz.

Formatura : 8º série. 1981

PROJETOS PREMIADOS A NÍVEL ESTADUAL

A Escola Palma Muniz  foi premiada a nível estadual em 2004 com o primeiro lugar com o Projeto Línguagem Interativa projeto coordenado pela professora Sandra Pinto de Oliveira Fiuza Borges, foram feitos 23 vídeos , os mesmos eram feitos na escola os  textos e outros materiais, a montagem dos vídeos foram na casa do Professor Mauro Roberto, participaram do projeto as seguintes disciplinas e professores; Língua Portuguesa  e Inglesa com a professora Sandra Fiuza e Professor Mauro Roberto França Borges com 17 vídeos, professora Andreira Regina Quixabeira  03 vídeos, e História com a professora Roseli Pechullo 03 Vídeos.

Em segundo lugar ficou outro projeto da professora Sandra Fiuza. Jornal Folha Estudantil.

Em 2008 foram dois projetos premiados Descobrindo o Mundo Através da Leitura, professora Sandra  Pinto de Oliveira Fiuza  e o outro Geologia e Exploração da Rocha Gipsita professor Marcus Valério Barbosa, os projetos de 2008 a premiação eram 3.000, 00 para cada projeto.


Os alunos digitavam as matérias para o jornal no NTE e após,voltavam para a sala de aula.

Organizando as imagens para fazer os vídeos, 2004

Cada turma iam faziam as fotos para colocar no Projeto.

Professora Sandra Fiuza fazendo a revisão do jornal.

Apresentação dos 23 vídeos.

Professor Idevilson fazendo a apresentação de cada vídeo.

Os alunos foram para a quadra de esporte da escola no período noturno onde todos assistiram os 23 vídeos.

Professora Roseli com seus alunos no NTE para montar as histórias dos filmes.

professores reunidos para gravar o vídeo  para o projeto.

Serra dos Carajás- desenvolvimento do Projeto de Geografia.

ESPORTE

Uma escola onde recebeu várias medalhas e troféus.

Ano 2004, mas a escola tem vários troféus e medalhas guardados em várias prateleiras da escola.

A alegria estampada nos rostos em ser campeã.

FEIRA DO LIVRO EM BELÉM

Em 2008 as professoras de Língua portuguesa Sandra Fiuza e Andreia Quixabeira fizeram um projeto para levar alunos e professores para a feira do livro em Belém, fizeram rifas, bingos, cachorro quente para pagar o ônibus o valor nove mil reais, era muito dinheiro! Mas, a vontade em dispertar o gosto pela leitura era maior.

Quando chegou próximo  da tão sonhada viagem ainda estava faltando 800,00, O prefeito de Redenção, JPC e também o de Pau D´Arco, Mariosval Duett completaram o dinheiro, naquela época alunos do município vizinho vinham fazer o ensino médio em Redenção.

Foi uma viagem inesquecível para todos nós! 

Professor José Rodrigues explicava para os alunos os nomes dos rios enormes amazônicos e Curva do S, em Belém visitamos museus, feira do livro. Mercado Ver - o - Peso, Forte do Presépio, Casa das Onze Janelas, Museu Emílio  Goeldi, almoçamos na praça da República vendo a arquitetura maravilhosa do teatro da Paz,mostramos para nossos alunos as construçoes estilo Barroco, fomos nas igrejas para mostrar a arte presente nelas.





Fizemos uma camiseta para identificação do grupo.

Almoço Feira do Livro.

Compramos muitos livros na Feira do Livro, almoçamos, fomos esperar o restante dos professores e alunos que ainda estavam comprando, sentamos no jardim, próximo ao evento

Curva do S

Curva do S

Almoço na Praça da República.

Estação das Docas.

Teatro da Paz.

Ficamos hospedados próximo ao Museu Emílio Goeldi facilitando a visita.

 PROJETO JOVEM DE FUTURO

Lançado em 2007, o Jovem de Futuro tem como objetivo contribuir para a garantia da aprendizagem e redução das desigualdades educacionais entre os alunos do Ensino Médio como consequência de uma gestão orientada para o avanço contínuo da educação pública. 

Em 2010 a  Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com o Instituto Unibanco,  desenvolveu em 87 escolas do Estado do Pará  por um período de dois anos, a Escola Palma Muniz no primeiro momento não foi contemplada pois não funcionava os três períodos o ensino médio, o matutino era cedido ao município com o fundamental, a diretora da época Sandra Fiuza enviou um ofício a 15º URE,  sobre a escola, ficar prejudicada sobre a parceria que município e estado ter firmado, diretor da URE da época Francisco comunicou a SEDUC que  a mesma achou justo a escola também participar.

Fomos para Belém participar do curso e o dinheiro chegou no final do mandato sendo executado pelo diretor Carlos Brito.

Um dos projetos desenvolvidos foi um livro de poesias escritas por professores e alunos, foram feitas durante as aulas de Redação da professora Sandra fiuza e digitados na escola e após entregues  para a coordenação enviar para a gráfica.

Foi feito uma noite de autográfos e os livros doados para os alunos.

Curso em Belém,foi em um Hotel 5 estrelas, onde ficamos hospedadas durante uma semana.

O curso foi uma jornada extensa.

No turno noturno tinhamos tarefas para desenvolver, o quarto tinha as mesas para ligar o computador e fazer  as atividades solicitadas.

O curso iniciava às 7 horas parando apenas para fazer quatro refeições  em um espaço com alimentação também de um hotel 5 estrelas.

Fomos de avião para Belém e recebidos por um carro que nos conduziu ao hotel ,tudo pago pelo UNIBANCO.

Um dos projetos desenvolvido foi o livro, a capa também feita por aluna.

Noite de autógrafos e entrega dos livros paraos alunos.

Diretor Carlos Brito e algumas alunas  sentados  para o início dos autógrafos.

Fanfarra e Festa Junina

As festas juninas da Escola Palma Muniz eram realizadas fora da escola, fechavam os lados da rua, colocavam as mesas e a festa não ocorria até tarde, porque a luz era de motor, iam até  às  22 horas

 Os desfiles  cívicos levavam a população às ruas.

As festas juninas as vestimentas eram feitas com o pano de chita e o rosto pintado de carvão.

Professor Jurandir Ázara regeu a fanfarra por muitos anos,  mesmo após sua aposentadoria continuou com a função.

Em 2010 inicia na escola as festas juninas com coreógrafo, modificando também suas vestimentas. Professora Andréia Quixabeira e o coreógrafo Shineider faz as mudanças.